10 setembro 2016

THE COUNTDOWN


2016 tem sido um ano de constantes contagens decrescentes. Primeiro para os exames, depois para os resultados dos mesmos, para as candidaturas e agora para os resultados das colocações. Uma contagem regressiva com o intuito de progresso. De avanço e construção. Desafios, batalhas e conquistas. Cada passo em frente pode anunciar o retrocesso, sendo para isso necessário não baixar os braços e não desistir.
Os últimos dias têm sido vividos com alguma ansiedade, afinal dia 12, segunda-feira, saem os resultados das candidaturas ao ensino superior. É apenas mais um passo na vida académica. Alguns de vós já passaram por ele, outros trabalham para o virem a viver, mas sejamos sinceros, não é uma etapa qualquer, é de certa força o resultado de 12 anos de trabalho, de estudo, dedicação, opções. Se ao chegarmos ao 10º ano nos vimos confrontados com a escolha de área, um dos primeiros passos para esta etapa que é o acesso ao ensino superior, e por vezes constatamos que temos cada vez mais responsabilidade pelas nossas escolhas, aqui é todo um mundo novo. Deixamos a escola à porta de casa para viajarmos diariamente para a grande cidade, Lisboa no meu caso. Deixamos, não no significado total da palavra, os nossos amigos de sempre, aqueles com quem diariamente partilhávamos os nossos dramas, gargalhadas e inseguranças. O conforto dos 15 minutos de casa à escola, trocamos o carro dos Pais pelo comboio e o metro. Crescemos, é isso mesmo, crescemos e fazemo-nos gente. E é tão bom!
De certa forma, dado o meu percurso no último ano letivo, toda esta separação, da turma, dos amigos, na vertente física, pois os verdadeiros continuam sempre connosco mesmo não sendo diariamente, aconteceu um ano mais cedo em diferentes circunstâncias, por isso, toda a minha contagem decrescente, se centra noutros valores, noutros acontecimentos. Se há meses atrás os exames simbolizavam para mim todo o resultado de meses de trabalho, agora, o dia 12, é ele a sentença final. Acredito que terei motivos para festejar, e assim que os tiver, ou não,partilha-los-ei convosco, que apesar de todas as ausências, sempre me têm acompanhado. 

Agora, já neste parágrafo, acredito que este texto me serviu como que uma terapia. Ajudou-me a entender que na realidade toda a nossa vida é feita de countdowns, seja pela estreia do filme que tanto aguardamos (Fifty Shades and Bridget Jones fan over here!!), ou pelo lançamento daquele livro que toda a gente fala, pela chegada da estação do ano que mais gostamos. Que contamos regressivamente pelo avançar do tempo e que depois, chegada à altura queremos pará-lo, congelá-lo, para que nunca mais passe e que nunca o percamos. 
Obrigada pelo desabafo, agora já posso entrar em parafuso sabendo que até escrevi umas palavras filosóficas sobre o assunto, e que após toda esta ansiedade iniciar-se-à um capítulo novo da minha vida, e que tudo farei para que seja o mais feliz possível.






4 comentários:

  1. Já tive nessa ansiedade! Boa sorte, vai correr tudo bem :)
    Beauty Things

    ResponderEliminar
  2. Vai correr tudo bem querida, pensamento sempre positivo!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Boa Sorte Princesa, irá correr tudo bem, pensamento positivo. Beijokas Ee Bom Fim de Semana.

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
  4. Boa sorte!! Beijinhos

    http://comeonshine.blogspot.pt/

    ResponderEliminar