14 fevereiro 2015

FSOG Review

Olá, olá! Como vos disse aqui, no dia 12 de Fevereiro fui à estreia do filme mais aguardado do ano (à primeira sessão do dia!!), desta forma venho dar-vos conta do meu review, o que significa que este post tem um alto teor de spoiler!!!

Ainda estão aí?! Como disse anteriormente este post tem um alto teor de spoiler! É agora ou nunca, pois o comboio FSOG vai arrancar!


Então vamos a isso! Como sabem eu li a trilogia 50 Shades de fio a pavio, o que (penso eu) me concede uma possibilidade credível de questionar assuntos como 'O filme é fiel ao livro?' ou 'O filme é melhor/pior que o livro?', porém isso não significa que eu concorde com algumas das questões que têm sido colocadas. Como já devem ter visto e lido por aí o filme tem sido recebido de uma forma um pouco 50-50 (olha que número) pela crítica. No estrangeiro têm surgido diferentes críticas, por um lado elogiam o trabalho da realizadora Sam Taylor-Johnson, uma vez que concebeu um filme erótico com um toque de elegância e classe, o que trocado por miúdos significa que há sexo (claro, senão não seria uma adaptação do livro 50 Shades Of Grey), e que apesar de explícito não é chocante, o que a meu ver (visão de uma pessoa não tarada) é super positivo, porém (e principalmente na crítica portuguesa, o que me entristece ainda mais) este tratamento das cenas foi mal visto, pois o que essas pessoas de mente depravada queriam era ver "pilinhas e pipis", como disse a Ana Garcia Martins na sua crónica para a NIT. Ou seja o filme é mesmo um fenómeno, não só de bilheteiras, mas também no mundo da crítica, onde é importante salientar, que o trabalho dos dois protagonistas, Dakota Johnson e Jamie Dornan, tem sido bastante elogiado principalmente o da Dakota que interpretou a Anastasia de uma forma estupenda, dando um toque diferente mas tão bom à Miss Steel. Mas como em tudo na vida, não é só a opinião dos entendidos na matéria que conta, principalmente quando a maioria dos expert diz bem e o povinho diz mal. Eu também sou do povinho, mas tento analisar as coisas com cabeça, tronco e membros, e claro raciocinar antes de cuspir as palavras (sim porque parte dos monos que falaram na televisão cuspiram palavras sem pararem para pensar). Ora bem, eu quando fui ver o filme já tinha lido as criticas que saíram nos EUA, aquando do screening do programa TODAY, assim como os comentários à primiere em Berlim, criticas essas que de uma forma geral eram quase todas positivas e as que se revelavam negativas tinham por base os comentários sobre a não 100% exposição dos actores nas cenas sexuais, o que para mim não é negativo, mas isso sou eu uma pessoa não tarada, ou seja com base nas criticas, eu ia com as expetativas bem lá em cima. E devo dizer-vos de que não saí da sala de cinema desiludida, pois o que eu vi está extremamente bem feito, bem filmado, as interpretações dos actores estão 5*, a banda sonora então é assim para lá de outro mundo (entre Annie Lennox, Beyoncé, Weeknd, Ellie Goulding, Sia, entre outros), toda a parte de cenários está meticulosamente construída, a meu ver o que foi feito merece nota 10! Porém, e como já devem ter percebido pelo discurso "o que foi feito", existem algumas passagens do livro que são esquecidas, algumas delas que são as peças chave para o segundo livro 50 Shades Darker, o que deixou um pouco inquieta com a possibilidade de não haver um próximo filme (o que já foi desmentido, uma vez que a Sam Taylor-Johnson diz já ter toda a equipa pronta para o Darker, e já foi divulgado que as filmagens iniciarão em Junho). 


(a menina que aparece pendurada é a Dakota!)


Falo de cenas como aquela em que a Anastasia recebe a notícia de que foi aceite num emprego, ou o convite para a exposição do José, que quem leu a trilogia sabe que são desencadeantes  no Darker, mas pronto eu admiro e confio no trabalho da Sam e provavelmente ela vai arranjar uma solução para o próximo filme. Eu fiquei com vontade de ver mais, mas isso aconteceria mesmo que o filme tivesse 10 horas de duração, uma vez que eu sou uma mega apaixonada por esta história de amor (sim, história de amor, pois a trilogia 50 Shades, ao contrário do que tem sido dito, não é só sexo, mas sim uma história de amor entre duas pessoas que por acaso até têm uma vida sexual mega activa), mas essa vontade de ver mais não é produto de ter visto pouco, mas sim consequência de, como já disse, adorar a história. 
Depois temos o ponto de vista dos que não leram nada, ou seja, que não detetaram as ausências de que os falei, e que pelo que tenho lido, gostaram do que viram (como é que é possível não gostar no mínimo do físico do Mr. Grey/Dornan, ou da Dakota para os homens).
Todo este testamento (que às tantas já perdeu o sentido) para concluir que adorei o que vi, que não me importava de ir ver outra vez, que amei a interpretação da Dakota Johnson e do Jamei Dornan, que AMO a banda sonora e o seu enquadramento, e também pelo carácter cómico (sim tem partes para rir)  e que quando acabou a primeira coisa que me ocorre foi 'como é que vou sobreviver a um ano de espera pelo Darker?!'. E já agora, sabem onde é que se encontram Mr. Grey' s por esse mundo fora (mas sem as chibatadas por favor)???






É importante referir que o mobiliário português está presente no filme e que só por isso cada português devia pensar bem antes de falar sobre FSOG (just kidding!)!!


E claro RECOMENDO que vejam o filme, nem que seja para formarem a vossa própria opinião (e claro pelo closet do Mr. Grey, pelo pedaço de mau caminho que é o Jamie Dornan, e pela brilhante interpretação da Dakota), pois não deixem de fazer o que vos apetece tendo por base o que os outros acham!!

E já agora aqui fica a minha música preferida do filme (que é a mesma do Jamie Dornan, não somos uns fofinhos?!?):


O enquadramento desta música no filme está assim para lá de fenomenal!



 Laters, Baby!    

Sem comentários:

Enviar um comentário